Clique nas imagens para ampliar
COM CAPACIDADE PARA ATENDER GRANDES TANQUES OS AGITADORES DE ENTRADA LATERAL SÃO OPÇÕES EFICIENTES E ECONÔMICAS.
HISTÓRICO:
Agitadores de entrada lateral com impulsores tipo naval são comumente usados em grandes tanques de armazenamento que necessitam misturar líquidos miscíveis. Eles eliminam a necessidade de agitadores verticais de elevado custo bem como também eliminam a necessidade de chicanas internas no tanque. Isto é particularmente verdadeiro em grandes tanques tal como os usados em refinarias. Agitadores de entrada lateral também desempenham melhor comparando-se a sistemas de recirculação por bombas visto que, o impulsor é localizado dentro do tanque causando um mínimo de perdas por fricção, uma vez que perdas por fricção são consideráveis em tubulações de entrada e saída em sistemas de recirculação.
TAMANHOS:
Os agitadores da Mobilbatch são disponíveis com diversos tamanhos diferentes de acionamentos com motores desde 1 CV até 75 CV, com diâmetros e comprimentos de eixo padronizados operando a uma rotação padrão de 280 RPM usando-se motores com 1750 RPM.
Sendo a hélice tipo naval de três pás o impulsor padrão.
VEDAMENTO DO EIXO:
Nos agitadores de entrada lateral, o sistema de vedamento do eixo pode ser por caixa de gaxetas ou selo mecânico duplo ou simples.
Podendo ser fornecido com sistema de bloqueio do eixo (shut-off) permitindo a manutenção do selo mecânico sem a necessidade de esvaziar o tanque.
BATELADAS OU PROCESSOS CONTÍNUOS:
Os agitadores de entrada lateral podem ser usados em processos de batelada ou contínuos onde o conteúdo do vaso estratifica se não for agitado de uma maneira contínua. Mistura é o processo que preveni a estratificação combinando-se componentes com densidades ou viscosidades diferentes de modo a produzir um produto de fase única com propriedades uniformes. O impulsor tipo hélice naval é ideal para operações de mistura visto que sua característica é sua alta capacidade de fluxo de descarga (bombeamento).
IMPULSORES:
Impulsores nos agitadores de entrada lateral são relativamente pequenos em tamanho comparando-se aos grandes tanques de mistura onde eles são normalmente utilizados. Portanto o fluxo do bombeamento é relativamente estreito comparando-se ao volume do tanque. Quando iniciado, os agitadores de entrada lateral provem pouco ou nenhum movimento na superfície do fluído. A mistura é realizada pelo arraste com o fluído subjacente que acontece devido à baixa potência usada em unidades de entrada lateral. O fluxo na descarga do impulsor adiciona ao seu volume, devido ao arraste, o líquido adjacente que está parado. Em baixos níveis de potência, o bombeamento em geral é baixo, o arraste é baixo e a mistura leva mais tempo. Em níveis mais elevados de potência, a mistura pode ser feita em menor tempo. Portanto, tempo é um fator determinante na seleção do tamanho dos agitadores. Tempo permite que o sistema progressivamente aumente o momento e gradualmente desmonte as camadas estratificadas na porção superior do tanque. De uma maneira geral, a maioria dos agitadores de entrada lateral necessita de várias horas para realizar uma mistura completa.
APLICAÇÕES:
O uso de agitadores de entrada lateral é normalmente restrito a fluídos de baixa viscosidade visto que a hélice do tipo naval é mais sensível ao aumento de viscosidade do que outros tipos de impulsores. Na medida em que, a viscosidade aumenta, existe um evidente aumento não só na potência necessária para realizar o trabalho de mistura, mas também na potência consumida pelo impulsor com uma redução correspondente na capacidade de descarga. Por esta razão, o agitador de entrada lateral em geral não é usado em aplicações com viscosidade acima de 4000 cP.
Em altas viscosidades, as forças de arraste devido à fricção retardam os fluxos de alta velocidade e o impulsor tende a bombear radialmente. Portanto, o padrão de fluxo necessário para um agitador de entrada lateral não se realiza. Portanto, viscosidade é um fator relevante na utilização de agitadores de entrada lateral limitando o seu campo de aplicação.
Em adição às restrições inerentes ao tempo e viscosidade mencionados acima, um agitador de entrada lateral, devido ao padrão de fluxo induzido pelo impulsor, não desempenha tão eficientemente em algumas operações onde se aplica agitadores verticais. Por exemplo, a falta de um padrão simétrico de fluxo torna-se muito difícil suspender sólidos que decantam rapidamente. Aplicações devem limitar-se a razão de decanto entre 300 a 600 mm por minuto e concentração de sólidos a menos de cinco por cento.
Adicionalmente, é freqüentemente complicado operar com selos mecânicos submersos na presença de sólidos em suspensão.
Quando existem sólidos abrasivos em suspensão, um agitador de entrada lateral pode não ser a melhor escolha. Entretanto, limitações de espaço podem forçar o uso do agitador de entrada lateral. Neste caso, o uso de vedamento por caixa de preme gaxeta ou selo mecânico simples deve ser evitado. Onde houver sólidos pouco abrasivos, pode ser possível o uso de selo mecânico com sistema de lavagem ou selo mecânico duplo. Se o cliente insiste no uso de um agitador de entrada lateral em um tanque contendo sólidos abrasivos, pode-se oferecer o selo mecânico duplo com o entendimento de que nossa garantia não se aplica a esta parte do equipamento (selagem).
É impossível dispersar gases de uma maneira eficiente usando-se agitador de entrada lateral, pois o gás não pode ser distribuído uniformemente através do líquido sem ter um impulsor localizado no centro do tanque. Alem do mais, um impulsor do tipo naval não é eficiente para dispersão de gases.
De uma maneira geral, agitador de entrada lateral é normalmente utilizado em aplicações mais simples e menos exigentes, e os resultados são obtidos em questão de diversas horas ao contrário do resultado mais ou menos instantâneo e contínuo obtido com o uso de agitadores verticais.